Da Redação

Novembro é o mês que alerta os homens para os riscos do câncer de próstata. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância de exames preventivos a partir dos 50 ou dos 40 anos (para casos em que algum familiar já tenha tido a doença). Quando se trata da saúde, vale a pena repetir o clichê de que é melhor prevenir do que remediar.

O silêncio é uma das principais armas da doença, que na maioria das vezes não apresenta sintomas. Um dos poucos sintomas observados em fase inicial é a dificuldade de urinar. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Como prevenção, assim como em outros tipos de câncer, recomenda-se uma mudança no estilo de vida. Isto inclui uma reeducação alimentar, a prática de atividade física e diminuição no consumo de álcool.

INCA – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o segundo que mais atinge homens em todo o Brasil e, em nível mundial, é o sexto mais comum.

DEIXE SEU COMENTÁRIO