O livro “Nós duas”, de Renato Gonçalves, apresenta as representações LGBT Lançamento acontece dia 6 de outubro na USP com participação da cantora Marina Lima que permeiam a música brasileira desde pelo menos a década de 1970. Através de uma escuta orientada, o pesquisador passeia por canções selecionadas para discutir como a música até hoje tem um papel fundamental na formação de identidades coletivas.

Trazendo canções de artistas como Ana Carolina, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Tuca, uma artista da década de 70 pouco conhecida, o autor promove oito blocos temáticos, a saber: “A canção e a representação”, “A censura e a linguagem”, “A marginalização e o corpo”, “A fantasia e a realidade”, “ O gênero e o palco das representações”, “A sexualidade e a sociedade”, “O público e o privado”, “A sociedade e a família”. “Estamos em um momento único para reconhecermos e valorizarmos nossa história LGBT”, conclui Renato Gonçalves. “Hoje muitos artistas LGBT, como as bandas Liniker e os Caramelows e As Bahias e a Cozinha Mineira, têm surgido no cenário musical e têm sido recebidos com muito entusiasmo. São trabalhos extremamente relevantes.

Porém, grande parte do público não sabe que eles são herdeiros de uma trajetória muito rica da questão LGBT na música brasileira”, pondera o pesquisador. O lançamento de “Nós duas” acontece dia 6 de outubro, na Casa de Cultura Japonesa, na USP, com um debate com a cantora *Marina Lima*, pioneira na temática LGBT na música brasileira, e o *Prof. Dr. Ferdinando Martins*, pesquisador da ECA-USP sobre gênero e sexualidade.

A obra tem 64 páginas e é viabilizada por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo e a editora independente Lápis Roxo. Sua distribuição é gratuita através de ONGs LGBT selecionadas no Estado de São Paulo e estará disponível para download gratuito no site www.nosduaslgbt.com.br a partir de 7 de outubro. Dando continuidade ao lançamento, Renato Gonçalves ministra um curso no Museu de Diversidade Sexual nos dias 8 e 15 de outubro.

SOBRE O AUTOR

Renato Gonçalves é mestre em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP e graduado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atualmente pesquisa sobre canção popular-comercial, performance e fenômenos da cultura contemporânea através de uma abordagem multidisciplinar que une vertentes da comunicação, psicanálise e teoria crítica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO