f5f7e79fa38541d9cb52ccd298642f53A mãe do cantor Cazuza, Lucinha Araújo, criticou fortemente a Rede Globo pela abordagem que a emissora está dando ao vírus HIV na novela Malhação. Para quem não está por dentro, em uma das cenas que foram ao ar nesta semana, a personagem Luciana (Marina Moschen) bateu a cabeça com Henrique (Thales Cavalcanti), durante um jogo de basquete. Com o sangue jorrando, o rapaz procura a menina para avisá-la da possibilidade de contaminação.

É exatamente este enredo que é criticado por Lucinha. Segundo ela, que é presidente da Sociedade Viva Cazuza (instituto que auxilia crianças e adolescentes portadoras do vírus HIV), “o programa MALHAÇÃO da TV Globo prestar um desserviço à saúde pública”, afirma em nota de repúdio publicada em uma rede social.

E continua:

Há 10 anos vemos os novos casos de Aids aumentando entre jovens, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, por transmissão sexual. Depois de 30 anos de trabalho para combater o preconceito e informar corretamente as formas de transmissão do HIV, vemos um programa destinado ao público jovem aconselhar soropositivos a não praticar esportes, a mostrar um médico receitar medicamento antirretroviral numa situação onde dois jovens dão uma cabeçada é no mínimo de chorar.

A mãe de Cazuza também criticou o sensacionalismo e ganância da Globo.

Que se queira ganhar dinheiro com sensacionalismo já é duro, mas dar informações erradas é um pouco demais.

Além de classificar toda a abordagem como um desserviço à saúde pública, Lucinha Araújo também exigiu um novo episódio com a devida correção das informações.

luciana-pensa-que-foi-contaminada

Cena de Malhação

Até a publicação desta matéria, a nota de repúdio já tinha mais de 4,300 mil curtidas  e 1,200 mil compartilhamentos.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da TV Globo para que comentassem a nota, mas, até o momento, não obteve resposta.

cazuza

DEIXE SEU COMENTÁRIO