“Rugby é um esporte bruto jogado por homens” – Esta frase é repetida inúmeras vezes quando se fala de atitude dos jogadores perante os adversários em campo. Com isso, é difícil que um atleta da modalidade se assuma gay. Porém, tem quem tenha coragem de fazê-lo.

É o exemplo do jogador internacional Gareth Thomas e, agora, com Sam Stanley, que compete pelo Rugby Union. Ele tem 23 anos e expõe a sua intimidade apresentando-se como homossexual.

Sam Stanley disse ao Sunday Times que desde cedo sabia da sua orientação sexual: “Tinha 10, 11 anos quando percebi ser diferente dos meus amigos”. Stanley diz que foi difícil para ele aceitar-se e afirma que outros jogadores estão na mesma situação, que são até casados por não se aceitarem a si mesmos. “Eu não queria aceitar, tinha namorada e pensava, como algumas pessoas dizem, que seria uma fase” Stanley acredita que levará tempo a fazer-se a mudança mas acha que outros atletas terão a mesma coragem. Apesar de a declaração oficial ter sido só feita agora, na verdade, o jogador tem postado fotos com o seu namorado Laurence Hicks nos últimos meses, incluindo descrições como “VIP at the O2 tonight to see Bette Midler thanks to my man” (VIP na arena O2 hoje à noite para ver Bette Midler graças ao meu homem)… não muito discreto, não?

Stanley surge com esta declaração semanas depois de Keegan Hirst jogador do Batley Bulldogs também ter tornado pública a sua orientação sexual. Hirst com 27 anos e ele também um pioneiro mas desta vez na Rugby League, tendo obtido uma reação extremamente positiva por parte do público e dos colegas.

Stanley tem por hábito postar vídeos a tocar guitarra e a cantar nu. Já Hirst aceitou fazer uma sessão fotográfica despido de preconceitos e de roupa também para deleite das e dos fãs.

Sun’s out! Vest on! Time for training #whynot #nowhitebits #batleybulldogs

Uma foto publicada por Keegan Hirst (@keeganhirst) em

Bumped into an ex England International today up town! #legend #worldcupwinner #rugby #bencohen #ilovelondon

Uma foto publicada por Sam Stanley (@samstannerz) em

DEIXE SEU COMENTÁRIO